Palestrantes





André Porto Ancona Lopez: Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à discussão da organicidade arquivista de documentos fotográficos.
Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro: ' Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa.'
Carla Fernanda da Silva: Doutoranda em História pela UFPR -Universidade Federal do Paraná.
Publicou dois livros: Grafias da Luz: narrativa visual sobre a cidade na revista Blumenau em Cadernos (Edifurb, 2009) e Clio no Cio: escritos livres sobre o corpo (org.) (Casa Aberta, 2010).
Carlos Eduardo Vieira: Professor  na UFPR, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, desde 1998.
Francisco Javier Pinedo Castro: Professor de literatura e de história das ideias na América Latina, na Universidad de Talca (Chile). Diretor do Instituto de Estudios Humanisticos Abate Molina (Talca). Responsável pela publicação de Universum – revista de humanidades y ciencias sociales, Universidad de Talca. Pesquisas na Bélgica.
Héliane Kohler: Professora de semiótica de textos e de estudos culturais latino-americano no departamento de Ciência da linguagem, Université de Franche-Comté (Besançon - França). Pesquisadora do CRIT e responsável pelo sub-eixo desta linha de pesquisa: “Silence, non-dit, interdit”. Pesquisas na Europa, Canadá e no Brasil (estudos sobre o modernismo).
Principais publicações: Figures du récit fictionnel et du récit factuel (dir.). Besançon, Presses Universitaires de Besançon, 2003. Travessia e cruzamentos culturais – a mobilidade em questão, com Helenice Rodrigues (orgs.). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2008; Exterritorialité, énonciation, discours (dir. Com Juan-Manuel López Munõz). Berne, Peter Lang, 2012.

Helenice Rodrigues da Silva: Professora da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente com as áreas da Epistemologia da História, História do Tempo Presente, Sócio-História Cultural e Intelectual. Suas pesquisas privilegiam abordagens em "história cruzada" e em "transferências culturais".
É autora de: "Texte, action et histoire - réflexions sur l'engagement", Paris, L'Harmattan (1995). "Fragmentos da história intelectual" - entre questionamentos e perspectivas, Campinas, Papirus (2002). Co-autora com H. Kohler "Travessias e cruzamentos culturais - a mobilidade em questão". Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas (abril de 2008).

Laurence Dahan-Gaida: Professora de literatura comparada da Université de Franche-Comté (Besançon - França). Diretora e pesquisadora do Centre de Recherches Interdisciplinaires et Transculturelles –CRIT (EA 3224). Área de pesquisa: “epistémocritique” (savoir/literatura); Estudos Culturais. Pesquisas: no Canadá e em países europeus.
Principais publicações: Musil, savoir et fiction. Paris, Presses Universitaires de Vincennes, 1994. (publicado em espanhol, em Buenos Aires) ; Le savoir et le secret.Poétique de la science chez Botho Strauss, Strasbourg, Presses Universitaires de Strasbourg, 2008. Logiques du tiers : littérature, culture, société (dir.)Besançon, Presses Universitaires de Besançon, 2007.

Márcia Cristina Consolim: Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Suas atividades acadêmicas e publicações giram em torno das seguintes questões: história social dos intelectuais franceses; sociologia e teoria das ciências sociais; o campo dos estudos sociais no fim do século XIX na França; ensino superior público e privado; debates disciplinares: filosofia, sociologia e psicologia social. Atualmente se dedica ao estudo da fundação de escolas de ensino superior em ciências sociais na França em fins do século XIX, bem como à sociologia dos diversos círculos intelectuais que apoiaram tais instituições.

Maria Inés de Torres: Professora e pesquisadora em Ciências da Comunicação na Universidad de la República -UDELAR (Montevidéu - Uruguai). Áreas de investigação: comunicação e cultura, história cultural, políticas culturais, estudos culturais, literatura latino-americana.
Pesquisas nos Estados Unidos e no Brasil.

Patrick Bégrand: Professor de literatura comparada (francês/espanhol) na Université de Franche-comté, CRIT, Besançon, FRANCE.  Pesquisador no C.R.I.T (Centre de Recherches Interdisciplinaire et Transculturelles (EA2432), em literatura e cinema, em Estudos Culturais.
Autor com H. KOHLER, de Récit ficcionnel, PUFC, 2007.

Rafael Faraco Benthien: Possui  mestrado e doutorado em história pela Universidade de São Paulo. A ênfase de sua pesquisa é em história antiga, teoria da historia e história das ciências sociais. Realiza atualmente um pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

Raphael Guilherme Gonçalves de Carvalho: Mestrando em História na Universidade Federal do Paraná. Pesquisa as  áreas de Teoria e Filosofia da História, História Intelectual e Historiografia brasileira.

Renata Senna Garraffoni:  Professora na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antigüidade clássica, cultura popular, cultura material e literatura latina, gladiadores romanos e releituras do mundo antigo na modernidade.