André Porto Ancona
Lopez: Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de
Brasília. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à discussão da organicidade arquivista de documentos fotográficos.
Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro: ' Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa.'
Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro: ' Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa.'
Carla Fernanda da Silva: Doutoranda em História
pela UFPR -Universidade Federal do Paraná.
Publicou dois livros:
Grafias da Luz: narrativa visual sobre a cidade na revista Blumenau em Cadernos
(Edifurb, 2009) e Clio no Cio: escritos livres sobre o corpo (org.) (Casa
Aberta, 2010).
Carlos Eduardo Vieira: Professor na UFPR, atuando no Programa de
Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa História e Historiografia da
Educação, desde 1998.
Francisco Javier Pinedo Castro: Professor de literatura e de história das ideias
na América Latina, na Universidad de Talca (Chile). Diretor do Instituto de
Estudios Humanisticos Abate Molina (Talca). Responsável pela publicação de Universum – revista de humanidades y
ciencias sociales, Universidad de Talca. Pesquisas na Bélgica.
Héliane Kohler: Professora de semiótica de textos e de estudos
culturais latino-americano no departamento de Ciência da linguagem, Université
de Franche-Comté (Besançon - França). Pesquisadora do CRIT e responsável pelo
sub-eixo desta linha de pesquisa: “Silence, non-dit, interdit”. Pesquisas na
Europa, Canadá e no Brasil (estudos sobre o modernismo).
Principais publicações: Figures du récit fictionnel et du récit
factuel (dir.). Besançon, Presses
Universitaires de Besançon, 2003. Travessia
e cruzamentos culturais – a mobilidade em questão, com Helenice Rodrigues
(orgs.). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2008; Exterritorialité,
énonciation, discours (dir. Com Juan-Manuel López Munõz). Berne, Peter
Lang, 2012.
Helenice Rodrigues da
Silva: Professora da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente com as áreas da Epistemologia da
História, História do Tempo Presente, Sócio-História Cultural e Intelectual.
Suas pesquisas privilegiam abordagens em "história cruzada" e em
"transferências culturais".
É autora de: "Texte, action et histoire - réflexions sur l'engagement", Paris, L'Harmattan (1995). "Fragmentos da história intelectual" - entre questionamentos e perspectivas, Campinas, Papirus (2002). Co-autora com H. Kohler "Travessias e cruzamentos culturais - a mobilidade em questão". Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas (abril de 2008).
É autora de: "Texte, action et histoire - réflexions sur l'engagement", Paris, L'Harmattan (1995). "Fragmentos da história intelectual" - entre questionamentos e perspectivas, Campinas, Papirus (2002). Co-autora com H. Kohler "Travessias e cruzamentos culturais - a mobilidade em questão". Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas (abril de 2008).
Laurence Dahan-Gaida: Professora de literatura comparada da Université
de Franche-Comté (Besançon - França). Diretora e pesquisadora do Centre de Recherches
Interdisciplinaires et Transculturelles –CRIT (EA 3224). Área de pesquisa:
“epistémocritique” (savoir/literatura); Estudos Culturais. Pesquisas: no Canadá
e em países europeus.
Principais publicações: Musil, savoir et fiction. Paris, Presses
Universitaires de Vincennes, 1994. (publicado em espanhol, em Buenos Aires) ; Le savoir et le secret.Poétique de la science chez Botho Strauss,
Strasbourg, Presses Universitaires de Strasbourg, 2008. Logiques du tiers : littérature, culture, société (dir.)Besançon,
Presses Universitaires de Besançon, 2007.
Márcia Cristina Consolim: Professora da
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São
Paulo (EFLCH-UNIFESP). Suas atividades acadêmicas e publicações giram em torno das
seguintes questões: história social dos intelectuais franceses; sociologia e
teoria das ciências sociais; o campo dos estudos sociais no fim do século XIX
na França; ensino superior público e privado; debates disciplinares: filosofia,
sociologia e psicologia social. Atualmente se dedica ao estudo da fundação de
escolas de ensino superior em ciências sociais na França em fins do século XIX,
bem como à sociologia dos diversos círculos intelectuais que apoiaram tais
instituições.
Maria Inés de Torres: Professora e pesquisadora em Ciências da
Comunicação na Universidad de la República -UDELAR (Montevidéu - Uruguai). Áreas de investigação:
comunicação e cultura, história cultural, políticas culturais, estudos
culturais, literatura latino-americana.
Pesquisas nos Estados Unidos e no Brasil.
Patrick Bégrand: Professor de literatura comparada (francês/espanhol) na Université de Franche-comté, CRIT, Besançon, FRANCE. Pesquisador no C.R.I.T (Centre de Recherches Interdisciplinaire et
Transculturelles (EA2432), em literatura e cinema, em Estudos Culturais.
Autor com H. KOHLER, de Récit ficcionnel, PUFC, 2007.
Autor com H. KOHLER, de Récit ficcionnel, PUFC, 2007.
Rafael Faraco Benthien: Possui mestrado e doutorado em
história pela Universidade de São Paulo. A ênfase de sua pesquisa é em história antiga, teoria da historia e história
das ciências sociais. Realiza atualmente um pós-doutorado no Departamento de
Sociologia da Universidade de São Paulo.
Raphael Guilherme Gonçalves de Carvalho: Mestrando em História na Universidade Federal do Paraná. Pesquisa as áreas de Teoria e Filosofia da História,
História Intelectual e Historiografia brasileira.
Renata Senna Garraffoni: Professora na
Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de
História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antigüidade clássica,
cultura popular, cultura material e literatura latina, gladiadores romanos e
releituras do mundo antigo na modernidade.